quarta-feira, 22 de abril de 2015

Tornado em SC contraria tese de Chico Xavier


Na cidade de Xanxerê, cidade situada a Oeste do Estado de Santa Catarina, houve um tornado que atingiu quase 3 mil casas, comprometeu a rede elétrica da região e causou, até o final da tarde de anteontem, momento da ocorrência, dois mortos, 120 feridos e mil desabrigados.

Um redemoinho que se dirigia à cidade com velocidade variável entre 100 e 300 quilômetros por hora assustava os moradores já na sua chegada. Junto ao vendaval, relâmpagos se davam anunciando a tempestade.

Segundo especialistas de meteorologia, o vendaval atingiu as escalas F2 e F3, conforme avaliação entre o critério mais fraco, F0, e o mais forte, F5. Portanto, foi um fenômeno considerado entre forte e severo, que causou um significativo impacto de destruição.

A tempestade derrubou árvores e fez voar vários objetos. Boa parte dos feridos foram atingidas por eles. Um dos mortos foi um homem que salvou a esposa e seu filho, um bebê, mas foi atingido pela queda da parede de sua casa.

Outras cidades da Região Oeste catarinense tiveram a energia elétrica cortada. Até o momento não foi contabilizado o valor do prejuízo financeiro. Consta-se que 500 casas foram atingidas. A Defesa Civil já disponibilizou 570 kits de acomodação para os desabrigados. além de 630 colchões e 300 cestas básicas.

CONTRARIANDO A "DATA-LIMITE"

O Brasil não era famoso por ter terremotos nem tornados. Mas a cada vez mais essa tese se torna contrária, e ela ocorre principalmente no interior do país. O mito do país "sem catástrofes naturais", considerado por Francisco Cândido Xavier no sonho supostamente profético da "Data-Limite", é contestado pela realidade dos últimos tempos.

Segundo Chico Xavier, as catástrofes atingiriam os países do "velho mundo" - Europa, EUA, Canadá, Oriente Médio, Ásia e parte da Oceania - , mas só atingiriam "de leve" o Hemisfério Sul, como os maremotos atingindo o litoral brasileiro.

Por um erro de abordagem geológica, a "profecia" de Chico Xavier alegou que o Chile seria preservado de catástrofes, por mais que as atividades sísmicas e vulcânicas que acontecessem no chamado Círculo de Fogo do Pacífico fossem, por exemplo, eliminar o Estado da Califórnia e dizimassem quase todo o território do Japão.

Na realidade, porém, essas catástrofes não são tão graves quanto parecem e fazem parte dos desequilíbrios ambientais causados pela espécie humana, aliados à formação geológica recente de diversas áreas do planeta.

A exemplo dos EUA, os tornados que acontecem no Brasil podem estar acontecendo por causa dos diversos desequilíbrios ambientais causados, como o desmatamento e as queimadas que contribuem para o aquecimento de temperaturas que provocam tempestades graves.

Por outro lado, os terremotos que acontecem em algumas partes do Brasil - a mais conhecida delas é a região de Montes Claros, em Minas Gerais - se devem provavelmente ao desgaste do solo causado por diversos danos ecológicos causados pelos homens.

Em todo caso, a "profecia" de Chico Xavier foi posta em xeque mais uma vez, já que muitas vezes um sonho de quem dorme mostra mais absurdos e fantasias do que a realidade propriamente dita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.