sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Allan Kardec também alertou para a suposta "bondade" dos "médiuns"

MAIS UMA PROVA DE QUE CHICO XAVIER SERIA SEVERAMENTE REPROVADO POR ALLAN KARDEC.

O "espiritismo" brasileiro costuma ser bastante seletivo quando cita trechos de livros de Allan Kardec. Os "espíritas" só aproveitam o que lhes interessa, quando as ideias kardecianas não contrariam seus interesses mistificadores e manipuladores.

Em certos casos, até os recados de Erasto são tendenciosamente usurpados pelo "movimento espírita", tentando nos fazer esquecer que os "espíritas" brasileiros, mesmo o "renomado" Francisco Cândido Xavier, são os inimigos internos alertados pelo espírito do discípulo de Paulo de Tarso.

No entanto, quando as ideias de Allan Kardec se voltam claramente contra os "espíritas" brasileiros, eles as descartam. Deixam para lá, ignoram, não falam coisa alguma a respeito. Se omitem e ficam apenas com os pontos da literatura kardeciana que lhes são agradáveis.

Um dos livros evitados é O Livro dos Médiuns, que, na tradução de José Herculano Pires, apresenta um texto em português próximo da natureza original das palavras kardecianas. E o livro simplesmente mostra muitos aspectos que deixam os "espíritas" arrepiados.

Nem mesmo a tão festejada imagem de "bondade" atribuída ao mito de Chico Xavier escapa dos alertas do livro kardeciano. Aqui, mesmo alguns contestadores da deturpação "espírita" deixam passar esse aspecto, atribuindo ao suposto médium "sincera dedicação ao próximo", mas eles ignoram que muito dessa "bondade" não passa de publicidade armada pela mídia, nos moldes que se fez, lá fora, com Madre Teresa de Calcutá.

O referido trecho se encontra no capítulo 20 de O Livro dos Médiuns, intitulado Influência Moral dos Médiuns, na pergunta sexta do item 226, que em poucas palavras revela a armadilha que é atribuir "tanta bondade" a um suposto médium marcado pela deturpação doutrinária e pelas fraudes de seu trabalho:

6. Se as qualidades morais do médium afastam os Espíritos imperfeitos, porque um médium dotado de boas qualidades transmite respostas falsas ou grosseiras?

            — Conheces todos os segredos da sua alma? Além disso, sem ser vicioso ele pode ser leviano e frívolo. E pode também necessitar de uma lição, para que se mantenha vigilante.

Chico Xavier já cometeu crueldades relacionadas à sua atividade "mediúnica". Muitas. Ele também foi adepto da Teologia do Sofrimento, ideologia maligna que defendia que os sofredores tinham que aguentar as piores coisas da vida com o objetivo de ganhar "bênçãos no céu".

O "médium" já fez julgamento de valor infundado, chamando o humilde povo, que foi assistir a um espetáculo de circo em Niterói e sofreu a tragédia do incêndio criminoso, no final de 1961, de "romanos sanguinários".

Além disso, o Chico Xavier que "nunca irritava" ficou visivelmente irritado quando amigos do falecido jovem Jair Presente, que conviveram com este rapaz, nunca acreditaram nas mensagens mediúnicas atribuídas a ele. Ríspido, Chico Xavier disse que esse ceticismo era "bobagem da grossa".

E outro aspecto que não devemos esquecer é a defesa de Chico Xavier pela ditadura militar. Enquanto ele disparava comentários golpistas contra operários e camponeses, num reacionarismo extremo, ele pedia para orarmos pelos generais e torturadores que, sob o banho de sangue das vítimas assassinadas, estavam construindo um "reino de amor" para o futuro.

Daí que as pessoas deveriam pensar duas vezes antes de reagir incomodadas com as críticas que se faz ao seu ídolo religioso. Chico Xavier acumulou um histórico triste de escândalos, confusões, fraudes e tudo o mais. A defesa da ditadura militar foi dita por ele mesmo, em um programa de TV de grande audiência.

Que pessoa "bondosa" é essa? Será que ninguém conhece as armadilhas que estão por trás das aparências? A fé religiosa é garantia contra enganos e ilusões traiçoeiras? Aí é que está o problema que o livro kardeciano nos alertou há mais de 150 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.