quinta-feira, 27 de agosto de 2015

A tragédia dos homicidas em relação a si mesmos

ATIRADOR QUE MATOU UMA REPÓRTER E UM CINEGRAFISTA É FILMADO PELA CÂMERA POR ESTE LIGADA, NOS EUA.

Há uma canção do grupo O Rappa, versão do sucesso "Hey Joe", consagrado por Jimi Hendrix Experience - cuja letra original, feita por um obscuro cantor de blues, se dirige curiosamente a um feminicida conjugal - , que diz "também morre quem atira". É bastante duro escrever sobre a tragédia dos que tiram a vida de outrem, mas ela é um caso pouco analisado, mesmo pela mídia.

Não há noticiários de antigos homicidas que já faleceram. Aparentemente, quem tira a vida dos outros se acha um Deus e acredita que sua vida ocorrerá linearmente sem que outra tragédia lhes apanhe de surpresa. Quem planta tragédia nos outros parece nunca colher a sua como fruto e a morte só lhes chega, em tese, no ocaso da mais tardia velhice.

O homicídio é um ato que leva o egoísmo humano às últimas consequências e geralmente é praticado por pessoas que já sofrem alguma pressão ou sobrecarga na vida. Evidentemente, é um ato que não pode ser visto como um desabafo pessoal cuja prática "lava a alma" de seu responsável.

Pelo contrário, uma vez praticado o homicídio, uma série interminável e irrecuperável de consequências infelizes está à espera do homicida, que dificilmente viverá, mesmo na mais absoluta impunidade, com a mesma tranquilidade de antes.

A tragédia do homicida está nas pressões que essa pessoa recebe na vida e que as motivam a cometer o ato. Isso em si já abala sua saúde e integridade física, e, como no caso dos pistoleiros a serviço da contravenção ou do latifúndio, os homicídios praticados, pela brutalidade e frieza com que são feitos, acabam envelhecendo fisicamente seus praticantes em 20 anos.

A própria imprensa não informa a respeito das tragédias que os homicidas atraem para si. Estima-se que 20% dos que cometem assassinatos mas não se suicidam nem são mortos por outrem tendem a morrer antes dos 60 anos de forma acidental ou por algum problema de saúde. Mesmo aqueles que parecem saudáveis e socialmente mais abastados.

O homicídio atrai, para seu praticante, uma carga pesadíssima de pressões dos mais diversos lados. E se o homicida não é um criminoso "de carreira", a situação piora, vide a alta, mas silenciosa, vulnerabilidade que pessoas comuns que passam a tirar a vida de alguém passam a sofrer.

A mídia não informa a respeito disso, talvez porque muitos desses óbitos acontecem quando não há mais interesse em divulgar o paradeiro de um homicida. Mas também há quem supõe que seria uma forma de evitar festejos, já que em muitos casos o homicida causou indignação popular e um simple óbito num leito hospitalar pode causar uma euforia muito grande em várias pessoas.

Mas, independente dessas tragédias, não raro prematuras - consta-se que os homicidas tendem a morrer com mais frequência entre os 42 e 70 anos, geralmente de infarto, câncer ou acidentes de trânsito - , causarem euforia ou pesar, elas ocorrem devido às situações da própria vida.

É certo que, num país como o Brasil, mas também nos EUA ou mesmo no Oriente Médio, os homicídios se apoiam em alegações moralistas. Há vários motivos famosos: a "defesa da honra" para o feminicídio, a "defesa de um divindade" no fundamentalismo religioso, o "combate ao comunismo" nas ditaduras e a "defesa da propriedade" no caso do coronelismo nos latifúndios.

Em muitos casos, os homicidas passam a posar de "pessoas simpáticas" para justificar a impunidade, achando que viraram "pessoas legais", como se seus crimes tivessem se comparado a um acidente sem importància, como se matar alguém se comparasse a manchar uma camisa limpa de alguém com o tempero de um sanduiche.

A mídia ultraconservadora brasileira já cometeu "gentilezas" assim com feminicidas como Antônio Pimenta Neves, o promotor Igor Ferreira e o médico Farah Jorge Farah, além de Doca Street e Guilherme de Pádua e o fazendeiro que mandou matar Chico Mendes, Darli Alves.

Esse aparente bom-mocismo soa uma forma materialista de fazer com que homicidas que se encontram impunes possam apenas promover a "limpeza" de suas condições sócio-materiais, na tentativa de salvar a simbologia terrena de seus nomes, que perecerão nos túmulos sem que suas almas pudessem ter algum benefício com isso.

Enquanto suas almas são abaladas pelo ato extremamente egoísta, eles tentam salvar o irrecuperável, que é apenas a "boa imagem" de seus nomes terrenos e de seus status materialistas já arranhados pelos crimes de morte, como se pudessem morrer deixando essas condições materiais, que parecem nos túmulos e nas cinzas, de pé diante da moralidade e da simpatia social.

A consciência dos homicidas de sua própria tragédia deveria ser difundida. Não é uma questão de defender penas de morte ou leis de Talião, mas de ver que homicidas cometem também suas imprudências e outros efeitos negativos de um ato devastador. Pois o que eles fazem é gravíssimo, porque impedem que outros desempenhem suas trajetórias de evolução social e devastam relações, projetos e perspectivas sociais de maneira irrecuperável.

A vida é complexa e tensa, cheia de injustiças e tensões, que não se pode esperar que homicidas sejam os menos vulneráveis a essas pressões. Pelo contrário, eles são os primeiros a serem vulneráveis, os primeiros a se sujeitarem a alguma tragédia repentina, mesmo que seja um infarto, ameaça potencial sobretudo para a ansiedade de quem matou pela primeira vez.

Um atirador, recentemente, havia matado, nos EUA, uma repórter e um cinegrafista da rede CBS. O misterioso atentado, que feriu uma entrevistada, está sendo investigado pela polícia. O suspeito, ex-profissional da CBS. Vester Lee Flanigan, conhecido como Bryce Williams, atirou contra si mesmo, teve a prisão decretada e, pouco após ser internado, faleceu.

Imagine se esse atirador, se não tivesse se suicidado, estivesse na fuga e fosse rendido, numa esquina, por um assaltante a lhe ordenar que passasse o telefone celular e alguma soma de dinheiro. O cara que acabou de matar outras pessoas reagiria nervoso ao ladrão, que, naturalmente irritado, o mataria, sem se importar se esta vítima cometeu tantos, mais ou menos homicídios que o meliante.

No Brasil, em que os homicidas parecem ter a ilusão do período colonial de uma caricata "antropofagia", achando que, matando alguém, somaria mais vida para eles mesmos, a ilusão de invulnerabilidade os faz acharem que sempre viverão para contar para os netos a "façanha" ou a "besteira" dos crimes cometidos.

Se jogadores de futebol morrem de infarto em campo e motoristas falecem de mal súbito no volante, o que esperar de maridos tensos que experimentam a primeira vez de matar suas esposas por causa de um ciúme doentio? A ansiedade que eles contraem com o crime feito contra suas companheiras os torna altamente vulneráveis a ataques cardíacos fulminantes, por mais saudáveis e jovens que eles aparentem.

E os grupos de extermínio que usam automóveis em péssimo estado de conservação, se equiparam, em risco trágico, a empresários e até celebridades cujos jatos particulares têm o mesmo estado e provocaram tragédias em várias circunstâncias. Nada impede que um grupo que matou alguém ou provocou uma chacina possa também morrer num desastre de carro alguns metros adiante.

É certo que existem homicidas que têm vida longa, mas aí é o contexto em que vivem. Podem não serem poucos, mas também não são tantos assim e não são todos. No meio do caminho, seus "colegas" de crime falecem até antes de conhecer a velhice, embora os noticiários não tenham o menor interesse de informarem a respeito.

Mas a verdade é que tirar a vida de outra pessoa é um ato que, pela sua própria natureza, traz complicações de extrema gravidade, praticamente irreparável. Embora se condene com toda firmeza penas de morte e vinganças de qualquer natureza contra os homicidas, deve-se reconhecer que eles mesmos produzem a tragédia que deverão encarar.

Eles é que, cometendo homicídio, criam estragos irreparáveis e consequências extremamente danosas. E esses efeitos não são eliminados e até se agravam, porque um homicida cria prejuízos sérios, atrai revolta e ódio e sua vida, pela obviedade de sua situação, torna-se um rol de incertezas, infortúnios e imprevistos.

Mas se a tragédia lhes ocorrer mais cedo, resta a reencarnação para reparar as faltas com um nome "limpo", e isso é bem mais proveitoso do que perder tanto tempo só para salvar um nome e condições sócio-materiais que já ficaram arruinadas pelo crime comtido.

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