quinta-feira, 12 de novembro de 2015

"Centros espíritas" e a questão 233 de O Livro dos Médiuns

OS PROCESSOS MEDIÚNICOS DO "ESPIRITISMO" BRASILEIRO COSTUMAM SER ABORDADOS COMO AMBIENTES DE PURA SISUDEZ.

Um dos dogmas do "movimento espírita" é acreditar que a "perfeição moral" se expressa necessariamente num ambiente de muita sisudez. A ideia de uma colônia espiritual, como a de Nosso Lar, conforme mostra não só o filme, mas outras abordagens "espíritas" conhecidas, marcada por uma rígida polidez comportamental, traz um aparato de profunda seriedade e formalismo.

No entanto, a extrema formalidade do comportamento, a seriedade de gestos, de uma combinação de rostos carrancudos mas dotados de aparente serenidade, no contexto em que se encontra o "espiritismo" brasileiro não a tornam imunes à ação de espíritos brincalhões que, entendendo o clima, também fazem suas poses de "muita seriedade".

Allan Kardec, em O Livro dos Médiuns (tradução de José Herculano Pires), havia alertado, na questão 233, que integra a Parte 2, "Das Manifestações Espíritas", no seu capítulo 21, "Influência do Meio", sobre o cuidado que se deve ter até mesmo em reuniões tidas como mediúnicas que pareçam extremamente sérias.

233. A seriedade de uma reunião, entretanto, não é sempre suficiente para haver comunicações elevadas. Há pessoas que nunca riem, mas nem por isso têm o coração mais puro. Ora, é acima de tudo o coração que atrai os Espíritos bons. Nenhuma condição moral impede as comunicações espíritas, mas se estamos em más condições nos entretemos com os que se nos assemelham, que não perdem a ocasião de nos enganar e quase sempre estimulam os nossos preconceitos.

Vemos assim a enorme influência do meio sobre a natureza das manifestações inteligentes. Mas essa influência não se exerce como pretendiam algumas pessoas, quando ainda não se conhecia como hoje o mundo dos Espíritos, e antes que as experiências mais decisivas tivessem esclarecido as dúvidas. Quando as comunicações concordam com a maneira de ver dos assistentes, não é que as suas opiniões se tenham refletido no Espírito do médium como num espelho, mas que os Espíritos simpáticos a estes, para o bem ou para o mal, participam das mesmas idéias. A prova disso é que, se puderem atrair outros Espíritos, para se comunicarem em lugar dos que habitualmente os cercam, o mesmo médium falará umas linguagens muito diferentes, dando comunicações bastante afastadas das suas idéias e convicções.

Infelizmente, a invigilância dos "médiuns" brasileiros, sobretudo em "centros espíritas", mesmo os tidos como "mais conceituados", é constante. Aspectos como a concordância entre diversos assistentes e a aparente transmissão de "mensagens de bem" não é garantia para se proteger de ações levianas, que no Brasil se adaptaram a tradições informais de dissimular ações fúteis e perniciosas.

O rigor da mediunidade é algo tão complexo, pois, embora não se exija formação técnica para tal atividade, estabelece critérios de verificação que não garantem totalmente a segurança do trabalho exercido. A mediunidade é um dom possível para qualquer pessoa, mesmo fora do contexto espírita, mas também indica riscos sérios e graves.

No Brasil, o que se observa é a preocupação no rigor apenas da forma, para mascarar um conteúdo que é atrapalhado ou irregular, ou simplesmente inexistente. Em muitos casos, a mediunidade nem existe, e há o artifício de maquiar falsas psicografias com mensagens de apelo religioso, para assim apaziguar possíveis reações de pessoas indignadas.

As "mediunidades" causam desentendimentos diversos. Não há harmonia sequer na forma como são feitas. A "psicofonia" do médico Adolfo Bezerra de Menezes da parte dos baianos José Medrado e Divaldo Franco é de uma diferença aberrante, que elimina toda a credibilidade de cada ato, além de crermos que Bezerra já reencarnou depois de 1900 e está na segunda encarnação após este desenlace.

Em José Medrado, "Bezerra" fala como um velho franzino de voz esganiçada, como se estivesse com uma espinha presa na garganta. Em Divaldo, "Bezerra" é um velho roliço e bonachão, doente em seu leito de morte, mas com voz em timbre firme, ainda que trêmula e chorosa. A de Medrado não passa muita emoção. A de Divaldo se torna piegas de tão emotiva e paternal.

Há muitos aspectos irregulares, que deixariam esta postagem longa demais. Nota-se que a aglomeração de assistentes e espectadores nos "centros espíritas", da forma como se via sobretudo no caso de Francisco Cândido Xavier, não permite a honestidade e a veracidade das manifestações supostamente expressas de espíritos do além.

Quando Chico Xavier fazia seus trabalhos "mediúnicos", ele se encontrava em ambientes tomados de forte emotividade, potencialmente sem controle, devido aos sentimentos de ansiedade ali constantes. Com tantas pessoas e assistentes dessa forma, e sabendo que o próprio Chico Xavier teve trajetória irregular, o êxito mediúnico nesses ambientes é praticamente improvável.

A sisudez não é garantia de seriedade. A postura séria, a aparente incapacidade de sorrir e dar risadas, a posição austera e o ar de objetividade não fazem necessariamente do indivíduo uma pessoa séria. Dependendo da situação, tais posturas podem soar extremamente patéticas e ridículas, A postura de gestos, ritos e discursos pode não corresponder à seriedade de ideias, ações nem intenções.

Ser alegre ou sisudo não influi na seriedade de ideias nem procedimentos. Comédias podem apresentar mensagens sérias, como também artigos científicos, só para citar alguns exemplos. Mas em outros casos não. E o "espiritismo" brasileiro revela não ter lidado o assunto da mediunidade com absoluta seriedade, ocultando fraudes às custas do status quo de seus praticantes.

Falsas humildades, falsa simplicidade, a falsa modéstia da origem humilde que se converte em vaidade plena ao primeiro sabor do sucesso, falta de estudo, falta de sinceridade, tantas irregularidades fazem com que o contato com o mundo espiritual, através dos "espíritas" brasileiros, seja simplesmente prejudicado, até de forma irreversível.

Afinal, digam o que digam os líderes "espíritas", chorosos em serem "vítimas de perseguição", diante de uma enxurrada de críticas e questionamentos que eles mal têm condições de argumentar. O que é certo é que os espíritos sérios do além-túmulo se afastam do "espiritismo" brasileiro, e nem de longe chegam sequer a dar recado, tamanha a desconfiança que sentem.

Por isso, a maioria dos "centros espíritas", na falta de práticas espíritas realmente honestas, transparentes e sinceras, preferem se ocupar em fazer pregações moralistas, sobretudo de natureza familiar, ou forjar arremedos de filantropia que apenas parcialmente se dirigirão aos pobres, e mesmo assim de forma paliativa e superficial, já que os líderes também se enriquecem com parte da "caridade". Triste, mas verídico.

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