domingo, 31 de janeiro de 2016

O disparate da visão "espírita" sobre realidade cultural

MR. CATRA, AO LADO DE CARRO IMPORTADO - Funqueiro é tido por muitos como um dos "maiores nomes" da música brasileira na atualidade.

Há um grande disparate entre a visão otimista do "movimento espírita" quanto à cultura musical brasileira e a realidade degradante que vivemos nas últimas décadas. Enquanto os "espíritas" garantem que prevalecerá a "alta cultura", o que se observa é a degradação avançando a níveis extremos e ocupando espaços que antes eram para expressões de qualidade.

Vendo as fantasias dos "espíritas", observa-se que muitos deles ainda sonham com Carlos Gomes regendo orquestras e o coral de meninos Canarinhos de Petrópolis cantando letras edificantes e mensagens fraternais.

Certo, muitas dessas concepções de "alta cultura", incluindo a musical, remetem aos anos 1940, a obras como Nosso Lar, de Francisco Cândido Xavier, Recentemente, o jornal roustanguista Correio Espírita mostrou, como ilustração para seu texto sobre "espiritismo e arte musical", uma imagem de um piano e um violino.

Descontando apropriações de espíritos de músicos prematuramente falecidos - os mortos precoces teriam sido um fetiche de Chico Xavier - , de Noel Rosa a Cássia Eller, associados a culturas mais populares e informais, a perspectiva "espírita" da "alta cultura" musical não vai além do eruditismo sinfônico que acreditam ser a "música elevada do país coração do mundo".

A realidade musical que o Brasil vive hoje e que, pelo intenso lobby dos empresários envolvidos, está longe de se encerrar, contraria toda essa visão otimista e um tanto surreal e ultrapassada, como se "arte superior" fosse necessariamente uma questão de haver orquestras sinfônicas ou filarmônicas e corais de crianças com letrinhas de mensagens igrejistas sobre "amor e solidariedade".

Os nomes atuais da música brasileira que atingem o grande público expressam o quanto o país está mergulhado num cenário de futilidade, mediocridade e oportunismo cuja gravidade boa parte da sociedade brasileira não consegue compreender.

CENÁRIO DESOLADOR

É só observar os nomes: Wesley Safadão, Mr. Catra, Lucas Lucco, Valesca Popozuda, Mulher Melão, Anitta, Ludmilla, MC Guimê, Bruno & Barretto, Psirico, Munhoz & Mariano, Marcos & Belutti, Turma do Pagode, Ferrugem (não confundir com o homônimo garoto-propaganda dos sapatos Ortopé), Mumuzinho, MC Duduzinho, Luan Santana.

E isso para não dizer os veteranos que, com uma "cosmética" visual, técnica e publicitária, são enganosamente creditados como "nova MPB" e que corresponderam à mesma breguice que azucrina as ondas radiofônicas e os toca-CDs do Brasil inteiro: Bell Marques, Chitãozinho & Xororó, Belo, Alexandre Pires, É O Tchan, Zezé di Camargo & Luciano, Ivete Sangalo, Grupo Molejo, Aviões do Forró, Harmonia do Samba, Calcinha Preta, DJ Marlboro, Luiz Caldas e Raça Negra.

Se os bregas dos anos 90 passaram a ser vistos como uma (falsa) MPB, só porque passaram a vestir boas roupas e passaram a se apresentar com "mais profissionalismo", então o cenário musical brasileiro está desolador. A chamada MPB autêntica, que antes chegava a atingir o grande público pelos festivais da TV nos anos 1960, hoje está perdendo até os poucos espaços que lhe restam.

Recentemente, o Museu de Arte Moderna, do Rio de Janeiro, que deveria ser reservado para atrações musicais emergentes de qualidade - aspirantes a novos artistas de MPB não faltam, mas lhes falta espaço para a mínima divulgação a um público menos "específico" - , se vendeu para o mercado do jabaculê ao contratar o cantor de "pagode romântico", Belo, para uma apresentação dias atrás.

Essa degradação musical dos ídolos "populares" - cuja categoria os especialistas definem como "brega-popularesco", que agrupa o comercialismo musical brasileiro simbolizado pelos "sucessos do povão" - torna-se uma ameaça à sobrevida do rico patrimônio musical brasileiro, que, quando muito, se restringe a pastiches e arremedos de qualidade inferior e sem compromisso com a transmissão de conhecimentos e valores sócio-culturais.

"FUNK" ABORDA CLASSES POPULARES DE FORMA CARICATA

Não, não é calúnia nem clamor moralista. Afinal, um exemplo dessa degradação está no "funk carioca", cuja baixa qualidade sonora (nem se pode dizer musical) e cujo valor artístico-cultural bastante duvidoso são camuflados por uma engenhosa retórica de intelectuais, acadêmicos, jornalistas e celebridades, expressa essa situação degradante.

O ritmo está associado à apologia dos mais baixos valores sociais e morais das classes populares. O "funk" explora, de maneira caricatural, as populações pobres, descritas como um bando de consumistas e libertinos. Os defensores do "funk" falam tanto em "combater o preconceito", mas se apoiam em visões bastante preconceituosas em que há sutis apologias ao machismo e ao racismo contra negros, devido à imagem pejorativa da mulher em geral e do homem negro.

A mulher, de qualquer raça, é restrita a uma mercadoria de consumo, a um objeto de culto erótico pelo público masculino, que não faz outra coisa senão exibir seu corpo aqui e ali, quando até em aeroportos ou mesmo em cerimônias de velório a mulher fica se "sensualizando", muitas vezes sem necessidade e até quando não deveria fazê-lo.

O homem negro, através do "funk", é visto como uma pessoa agressiva, às vezes um tarado, em outras um consumista, ou, na melhor das hipóteses, como um falso ativista que distorce os conceitos de negritude em prol da resignação com sua pobreza e ignorância, exigindo das elites um "reconhecimento social" que não tem pé nem cabeça.

Como outros ritmos da chamada "música do povão", o "funk" revela o lado oculto dessa "cultura popular demais": a intervenção de um poderoso empresariado que a cada vez se torna um dos mais ricos e influentes do Brasil.

EMPRESÁRIOS DO ENTRETENIMENTO "POPULAR" SÃO MUITO RICOS

Associados a um padrão de entretenimento consumido pelas classes populares em todo o país, os empresários de entretenimento "popular", que sustentam não só ídolos musicais mas também as chamadas "boazudas" e os locutores de programas policialescos, estabelecem um lobby que vai desde empresas multinacionais até universidades brasileiras.

Sim, aquilo que as pessoas acreditam, até pela intoxicação mental trazida pela grande mídia e por uma parcela de intelectuais influentes, que é "cultura das periferias" é, na verdade, um engodo tramado e difundido por uma minoria de empresários, que podem até ter tido origem pobre e nascido em regiões interioranas ou no Norte-Nordeste, mas hoje estão tão ricos que falam de igual para igual com grandes proprietários de terras (muitos desses empresários também são latifundiários).

Essa "cultura popular" não tem qualquer relação autêntica com os ritmos populares originais e as tentativas de transformar o "funk" em "patrimônio cultural", de forma risível e confusa e feita através de um lobby político entre a APAFUNK (entidade ligada ao "funk carioca") e o PMDB carioca, só mostraram a falta de relevância cultural de tendências marcadas pelo comercialismo e por diversas mentiras (como a inclinação para factoides e propagandas enganosas).

O próprio "funk" nunca passou de uma armação de DJs que, de tão ricos, viraram empresários gananciosos, e que montaram esse discurso de "movimento social" com executivos das Organizações Globo e do jornal Folha de São Paulo, e o título de "patrimônio cultural" seria tão somente uma maneira do mercado funqueiro arrancar verbas estatais através da Lei Rouanet.

A Lei Rouanet, aliás, está transferindo grandes somas de dinheiro para nomes musicalmente inexpressivos, em detrimento de manifestações culturais autênticas de diversos matizes (o teatro brasileiro, por exemplo, reclama por estar à margem das verbas públicas).

Só para sentir o drama, um grande investimento foi destinado a um inexpressivo grupo musical, o Tchakabum - que revelou a dançarina Gracyanne Barbosa, esposa de Belo - , que musicalmente é oco e indefinido, mais parecendo um confuso conjunto de axé-music surgido no Rio de Janeiro.

Os próprios ídolos musicais popularescos já se tornam ricos, não raro aparecendo comprando fazendas, carros importados, viagens ao exterior e tudo o mais. Deturpando as conquistas sócio-econômicas que deveriam haver para a população pobre, os ídolos popularescos exaltam o supérfluo e valorizam o consumismo em detrimento da cidadania e da qualidade de vida.

Eles se tornam mais burgueses do que a "insuportável elite" da MPB que um dia brilhou nos festivais da TV. Mesmo os bossanovistas, acusados de serem "aristocratas", não são tão ricos quando funqueiros, axézeiros e nomes do "forró eletrônico".

Se alguém observar um dueto entre um nome da MPB ou do Rock Brasil com um ídolo popularesco - como Zé Ramalho com Chitãozinho & Xororó e Titãs com Mr. Catra - , não é o "ídolo do povão" que luta por um espaço e se alia à "alta cultura", mas é o artista de MPB e Rock Brasil que cumpre uma obrigação profissional para ver se apresenta em cidades do interior, cujos mercados são dominados pelo riquíssimo empresariado dos "sucessos do povão".

E é assim que afunda a cultura brasileira, já que o gosto musical e os valores sócio-culturais duvidosos, que o povo pobre hoje aprecia e que já chegam à adesão de setores de classe média e mesmo de universitários, são na verdade decididos por uma minoria de homens muito ricos, independente da origem pobre que tiveram, superada por uns milhões de reais.

E é lamentável que esse lobby parece tão poderoso que o empresariado do entretenimento "popular" é capaz de tudo, até tirar um cantor canastrão do ostracismo através de factoides ou simplesmente comprar o divórcio de uma mulher siliconada que, parecendo viver feliz com seu marido, se separa da noite para o dia e se transforma em "solteiríssima" para alimentar o mercado das fotos "sensuais" neste verão.

Com isso, as classes populares sucumbem a um processo viciado de apreciação de valores pitorescos, grotescos, piegas, sensacionalistas e tudo o mais de leviano, enquanto são impedidos de progredirem como seres humanos e superar a pobreza financeira não com qualidade de vida, mas com consumismo e falsos luxos sem muita importância.

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