domingo, 12 de julho de 2015

Os Ministérios de 'Nosso Lar' e da Oceânia de '1984'

WINSTON SMITH E ANDRÉ LUIZ EM SUAS "ENCARNAÇÕES" CINEMATOGRÁFICAS, ATRAVÉS DE JOHN HURT E RENATO PRIETO.

É curioso que tanto o "realista", mas no fundo fictício, livro Nosso Lar, de Francisco Cândido Xavier, e 1984, de George Orwell, apresentem ministérios, embora os dois livros caminhem em horizontes ideologicamente opostos.

A obra de Orwell era um dramático questionamento da tirania política e um retrato cruel das relações entre o autoritarismo politico e a submissão humana. A obra de Chico Xavier já é uma apologia à submissão humana e uma certa relativização do poder autoritário, dentro de uma visão um tanto romântica da autoridade e dos "desígnios superiores" mesmo através dos infortúnios.

Pois George Orwell, através do personagem Winston Smith - interpretado no cinema por John Hurt - , fazia as críticas ao autoritarismo do Grande Irmão. Já Chico Xavier, através de André Luiz ("adaptado" de plágios de George Vale Owen com sugestões do menino-prodígio Waldo Vieira?), fazia o contrário, apenas questionando os "excessos" do autoritarismo, mas nunca contestando a servidão e a submissão.

Mas os dois livros, o de 1943 (Nosso Lar) e o de 1948 (1984), têm em comum a divisão de ministérios. O do livro de Chico Xavier mostra cada ministério com doze ministros e equipe de colaboradores. O do livro de George Orwell mostra cada ministério com um líder central, vários departamentos e uma enorme quantidade de funcionários.

Vamos primeiro descrevendo, de acordo com o que dizem os livros, os ministérios respectivos, começando pelo "dócil" livro de Chico Xavier e do fictício personagem André Luiz (nome usado em homenagem a um falecido irmão do anti-médium mineiro). Vamos começar por Nosso Lar:

MINISTÉRIO DA UNIÃO DIVINA - Segundo o livro, o ministério tem como função estabelecer contatos entre a administração da cidade espiritual de Nosso Lar, às vezes conhecida como Colônia Nosso Lar, e os "mundos espirituais superiores".

MINISTÉRIO DA ELEVAÇÃO - Responsável pela realização de preces coletivas e pelos trabalhos de elevação espiritual dos habitantes da colônia.

MINISTÉRIO DO ESCLARECIMENTO - Responsável pelo arquivamento de registros sobre as vidas passadas de cada espírito, e pela autorização ou proibição de acesso aos mesmos.

MINISTÉRIO DA COMUNICAÇÃO - Destinado ao contato entre os habitantes de Nosso Lar com as pessoas encarnadas, pelo menos na Terra. Local onde supostamente André Luiz teria entrado em contato com Chico Xavier para a elaboração dos livros que levam o nome do personagem.

MINISTÉRIO DO AUXÍLIO - Destinado a acolher os espíritos sofredores que se encontram em zonas inferiores, como o Umbral. Através desse ministério, os espíritos são resgatados e internados no hospital em Nosso Lar.

MINISTÉRIO DA REGENERAÇÃO - Responsável por várias tarefas referentes à recuperação moral dos espíritos e da preparação para a volta à vida terrena, através da reencarnação.

Então tá. Tudo muito lindo e maravilhoso. Vamos ver agora o que corresponde cada ministério descrito na Oceânia do livro de George Orwell, partes subordinadas ao Partido Interno comandado pelo Grande Irmão (Big Brother):

MINISTÉRIO DA VERDADE - Seu trabalho, entre outras tarefas, consiste em manipular a memória do passado conforme os interesses do Grande Irmão, falsificando os dados antigos e distorcendo a memória histórica, além de produzir mensagens de propaganda do seu chefe maior.

MINISTÉRIO DO AMOR - Responsável pela captura e repressão aos opositores do regime do Grande Irmão. Trabalha também como administradora de presídios e organizadora dos processos de tortura e assassinato, contando com o Ministério da Verdade para apagar da memória qualquer vestígio dos condenados que deixam de viver no gigantesco país.

MINISTÉRIO DA PAZ - Responsável pela estrutura militar que promove as guerras da Oceânia, ora com a Eurásia, ora com a Lestásia. São guerras feitas sem objetivo de vitória, mas apenas como uma espécie de passatempo militar. O Ministério da Verdade o auxilia na manipulação de dados que façam todos esquecerem antigas rivalidades do país, seja com a Eurásia, seja com a Lestásia.

MINISTÉRIO DA FARTURA - Responsável pela manutenção das desigualdades sociais, pelos relativos controle e manutenção da pobreza, criando uma zona proletária isolada da área "civilizada". Eventualmente trabalha pela restrição de fornecimento de produtos, tem a ajuda do Ministério da Verdade para informar o oposto do que se faz em prejuízo à economia dos habitantes de Oceânia.

Há que se ressaltar que, se a Oceânia tem como chefe o misterioso Grande Irmão, que ninguém tem ideia se é real ou não, apesar de ser um assustador figurão de bigode de semblante agressivo, Nosso Lar tem a figura de Anacleto, o longevo chefe da Governadoria, portanto governador da "colônia".

Situando temporalmente, a Oceânia de 1984 havia tido se formado aproximadamente na década de 1960. O Grande Irmão tinha uma intenção de poder eterno e dominação interminável, mas parecia ter algo entre 20 anos no poder.

Já no Nosso Lar, temporalmente situado em 1939 e situado sobre o céu do Estado do Rio de Janeiro e do antigo Distrito Federal (a cidade do Rio de Janeiro, hoje uma roça dotada de prédios enormes), região que faria parte da Oceânia de Orwell, o governador Anacleto está há muito tempo no poder.

Consta-se que, em 1939, Anacleto celebrava 114 anos de poder. Sendo assim, ele assumiu Nosso Lar em 1825, quando a família real portuguesa visitou o Brasil, o "grito da independência" havia sido dado pelo garanhão Dom Pedro I e Allan Kardec não era assim chamado, sendo apenas o jovem estudante Hippolyte Rivail, interessado pela obra do pedagogo suíço Johann Pestalozzi.

E como poderíamos relacionar os ministérios da Oceânia e de Nosso Lar? Talvez o Ministério da Verdade do primeiro colaborasse com o Ministério do Esclarecimento do segundo quando as vidas passadas são usadas para "justificar" os pesados sofrimentos humanos do presente.

Talvez os funcionários do Ministério da Verdade pudessem ajudar forjando um "passado romano" para cada sofredor, de forma que os piores sofrimentos e os mais irresolúveis infortúnios sejam "explicados" pela tese de que as vítimas teriam sido sempre algum perverso cidadão que viveu no Império Romano.

O Ministério da Paz colaboraria para usar os "irmãozinhos sofredores" do além-túmulo para perturbar a missão terrena dos cidadãos, criando assim uma "massa popular" para ser atendida pelos "bondosos" tarefeiros do Ministério do Auxílio.

O Ministério da Verdade proibiria os espíritos do além-túmulo de entrarem em comunicação com os cidadãos da Terra, fazendo com que o Ministério da Comunicação se tornasse, na verdade, um órgão de propaganda religiosa através de mensagens que os supostos médiuns tiram de suas próprias imaginações e os nomes dos mortos apenas são usados para atribuir tendenciosamente as "autorias".

O Ministério da Fartura, promovendo a pobreza e os retrocessos sociais, poderia assim fazer a parceria com o Ministério do Auxílio na medida em que cria uma multidão de sofredores que faria o referido ministério de Nosso Lar "mostrar serviço".

O Ministério da União Divina poderia, com o Ministério da Paz de Oceânia, destruir as áreas evoluídas para assim obrigar as áreas mais atrasadas a se subordinarem ao religiosismo "espírita" e se virar até as tripas para ter algum progresso social (e olhe lá!).

O Ministério da Regeneração do Nosso Lar pode atuar com o Ministério do Amor de Oceânia no sentido de persuadir docilmente as pessoas a acreditar que dois mais dois é igual a cinco, como O'Brien tentou fazer, "à sua maneira" com Winston Smith, no seu processo de "reajuste espiritual" por ter desobedecido os desígnios do Grande Irmão.

Winston foi exposto ao ataque dos ratos, mas talvez isso seja um "reajuste espiritual", porque o condenado teria sido um antigo romano que se dedicava a tentar matar ratos com os venenos disponíveis na época.

Mas quem sofrer muito no Ministério do Amor e aceitar as "verdades" do Ministério da Verdade, pode ser que tenha uma chance de receber uma promoção, de preferência póstuma ou bem tardia, pelo Ministério da Elevação e assim ficar grato ao Grande Irmão pelas graças dadas a ele na recepção dos seus irmãos na chegada ao Nosso Lar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.